Páginas

3 de ago. de 2010

NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE A RENAFRO

Prezados

Lamentamos informar, oficialmente, a transferência de data do I Seminário Estadual da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde: a produção de saúde e o combate ao HIV/AIDS pelos terreiros.

Em reunião com o Ministério Público Estadual, no dia 02/08/2010, ficamos sabendo que o seminário havia sido transferido pela Secretaria Estadual de Saúde após denúncia de que Baba Diba de Iyemonjá estaria fazendo uso político do evento, o que se configura em calúnia e difamação, uma vez que ele é reconhecido nacionalmente pela sua conduta ilibada, ética e coerente com a defesa da Democracia e do Estado Laico e de Direito.

Essa acusação de uso político do seminário foi fundada em um suposto e-mail enviado à Secretaria Estadual de Saúde, cuja autoria seria de Baba Diba de Iyemonjá. Trata-se de um e-mail adulterado por má fé e de modo criminoso, com origem desconhecida, enviado à Secretaria de Saúde e apresentado, por esta, ao Ministério Público Estadual, por solicitação do mesmo. Tendo ciência desses fatos, procuramos a Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos e registramos ocorrência de adulteração de e-mail.

Em reunião, hoje, dia 03/08/2010, com a Secretária de Saúde Arita Bergmann, solicitada pelo Ministério Público Estadual, que também se fez presente, encaminhou-se o seguinte:

- Abertura de sindicância na Secretaria Estadual de Saúde a fim de apurar a origem do e-mail adulterado;

- Retratação Pública da Secretaria de Saúde do Estado;

- Reunião, na primeira semana de setembro, entre Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde Núcleo-RS, Escola de Saúde Pública e Departamento de Ações em Saúde;

- Definição de uma nova data para a realização do seminário, assim que os responsáveis pela fraude do e-mail sejam identificados.

Agradecemos as inúmeras manifestações de apoio ao Núcleo-RS da Rede e contamos com a participação de todos e todas na reconstrução do mesmo.

Fiquem atentos e atentas as informações e encaminhamentos que estaremos publicando no site e nos e-mails.

Continuamos na luta! Agora o que queremos é que os responsáveis por esse crime sejam devidamente penalisados, afinal, muitas pessoas foram prejudicadas com este ato criminoso, tais como: o Baba Diba de Iyemonjá , a comissão organizadora, os 250 inscritos no seminário e todos os movimentos sociais envolvidos neste processo.

Muito Axé!!!!

Comissão Organizadora RENAFRO SAÚDE-RS