INSCRIÇÕES AQUI
Apesar dos avanços conquistados no campo da saúde, vários desafios se apresentam para gestores, profissionais de saúde e a sociedade em geral, em virtude das desigualdades sociais, econômicas, de gênero e raciais em nosso país que geram iniquidades em saúde.
Tanto o racismo como a opressão contra a mulher têm produzido exclusão, discriminação e violência contra as mulheres, especialmente as mulheres negras. No caso especifico das mulheres de terreiros - adeptas das religiões afro-brasileiras - podemos acrescentar um outro componente: a intolerância religiosa, que tem dificultado o diálogo e o acesso dessas mulheres aos equipamentos sociais, assim como a inserção delas nos espaços de decisões políticas.
O IV Encontro Nacional Mulheres de Axé tem como objetivos: - estimular e fortalecer o protagonismo das mulheres de terreiro e mulheres negras tendo como referência a história das Ialodês e Ialaxés (mulheres africanas e da tradição religiosa de matriz africana que comandam suas comunidades e as decisões político-comunitárias).
16 de setembro de 2013
8:30 - Presente as Deusas das Águas
11:00 – Mesa de Abertura
12:30 Almoço
14:00 Painel 1 - Mulheres de Axé: Raça, Direitos, Políticas e Poder
15:00 Debate
16:00 Intervalo
16:15 Conversa de Axé: Violência contra as mulheres – racismo, sexismo e lesbofobia como fatores geradores e suas consequências
18:00 Atividade cultural
17 de setembro de 2013
9:00 Painel 2 – Políticas Públicas para as Mulheres – Dialogando com as políticas, programas e ações governamentais
Rede Cegonha e a redução da morbimortalidade de mulheres negras
Mulheres Negras e a Epidemia de HIV-AIDS
Onde estão as mulheres negras e mulheres de terreiro nas ações governamentais e nos Planos de Políticas para as Mulheres
10:00 Debate
11:00 – 12:30 Salas de Conversa
Sala 1 -Mortalidade Materna
Sala 2 - Mulheres de Terreiro e a Participação Política
Sala 3 - Drogas e Dependências Químicas
Sala 4 – Mulheres e Sexualidades
12:30 Almoço
14:00 – Continuidade das Salas de Conversa
16:00 - Apresentação das Propostas das Salas de Conversas
16:30 - Encaminhamentos
17:30 – Encerramento com cânticos
19:00 - Jantar de Confraternização
Realização: Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde
Apoio: SEGEP/Ministério da Saúde, Área Técnica de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Departamento de DST-AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul e Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.