Páginas

17 de ago. de 2012

Capacitação em Saúde, Direitos Humanos e Protagonismo Social de Lideranças Religiosas do Núcleo RS da RENAFROSAUDE – Rede Nacional de Religiões Afrobrasileiras e Saúde Santana do Livramento, dias 06 e 07 de julho de 2012.


Santana do Livramento foi a quinta cidade a sediar a capacitação da RENAFRO SAÚDE RS, e podemos afirmar que esta foi uma conquista nossa, pois lá não tínhamos articulação com lideranças religiosas e nem com os gestores da saúde.
Como relatamos anteriormente no blog da RENAFRO, postado em 07/05/12,(clica aqui e veja a notícia) fizemos uma incursão na Fronteira – Santana do Livramento e Uruguaiana, afim de criar esta proximidade. E conseguimos voltar rapidamente para Santana do Livramento, graças ao empenho do pessoal da Secretaria de Saúde – Departamento de DSTs e AIDS, Coordenadoria da Mulher e Religiosos dessa cidade.

O NÚCLEO RS da Rede Nacional de Religiões Afrobrasileiras e Saúde propôs este projeto que foi financiado parcialmente pelo Fundo Nacional de Direitos Humanos e que tem como principal objetivo capacitar Lideranças Religiosas do Rio Grande do Sul, para atuar junto das suas comunidades, cidades e no estado do RS, com e/ou no poder público, no Controle Social, contra a Intolerância Religiosa, Racismo Institucional e garantia de direitos, combatendo as desigualdades no serviço público e questões afins dos Religiosos de Matriz Africana, assim como atuar nos Conselhos, Comitês, Fóruns a partir do que rege a Declaração de Direitos Humanos, o Estatuto da Igualdade Racial e o Programa Nacional Contra a Intolerância Religiosa.
Podemos afirmar que a RENAFRO capacita e potencializa os núcleos das cidades por onde passa a capacitação, na intenção de fortalecer as ações dos religiosos afro em prol da saúde e contra a intolerância religiosa.
Na cidade de Santana do Livramento tivemos a presença de 69 pessoas entre estudantes, pesquisadores, vivenciadores de religião africana, profissionais de saúde, pais e mães de santo da cidade de Santana do Livramento e Rivera - Uruguai.
Mesmo com as baixíssimas temperaturas o evento foi aquecido pela presença de todos e também pelo forte debate que foi travado.
A Mesa de abertura contou com a presença do Prefeito Wainer Machado, FULANO DE TAL, da Secretaria de Saúde, Nina Fola da RENAFRO e Mãe Ana da Cigana representando os religiosos locais e a comissão de organização da capacitação.
A palestra de abertura foi ministrada pelo professor Jayro Pereira de Jesus, Cujo tema foi "a Saúde na Perspectiva da visão de mundo africana".
Depois tivemos os diálogos sobre racismo, racismo institucional e intolerância religiosa; política nacional da saúde da população negra, e por fim a apresentação da Rede Nacional e o Núcleo RS. Neste dia a apresentação ficou a cargo da Iyá Carmem de Iansã Adjenan, convidada de Baba Diba de Yemonja, distante do país, representando a Rede Nacional de Religiões Brasileiras e Saúde na III Assembléia Mundial dos Povos, na África do Sul.
Não diferentes da nossa experiência noutras cidades, os anseios são muitos, as dificuldades tantas e a expectativa maior ainda por parte dos religiosos. Sentimentos que entendemos e que processualmente vamos dizendo que é assim mesmo, e as discussões foram um crescimento em relação à temática.

Como proposta da capacitação, tivemos ao final do encontro, a formalização do Núcleo da RENAFRO naquela cidade.
Com isso, o núcleo começará a pautar uma agenda de atividades que se inicia com o empenho de fretar uma van para a participação no  Didá Ará - evento que acontecerá em setembro/2012 em Porto Alegre/RS.
A coordenação estadual está muito satisfeita com este projeto, com a resposta da comunidade afro-religiosa em dar prosseguimento a nossa provocação em se envolver com as questões de saúde da população negra e com o controle social.
VEJA AS FOTOS: