Páginas

7 de mai. de 2012

RENAFRO-SAÚDE RS FAZ VISITA DE PRÉ-CAPACITAÇÃO EM SAÚDE , DIREITOS HUMANOS E PROTAGONISMO SOCIAL NA FRONTEIRA DO RS

                                     
RENAFRO-SAÚDE RS FAZ VISITA DE PRÉ-CAPACITAÇÃO EM SAÚDE , DIREITOS HUMANOS E PROTAGONISMO SOCIAL  NA FRONTEIRA DO RS
Um pequeno projeto apresentado ao Fundo de Direitos Humanos de Lideranças de Terreiro transformou-se nesta grandiosa ação de capacitação da Renafro-Saúde–RS, que está tecendo esta Rede no interior do Estado. Agora foi a vez da Fronteira, através das Cidades de Uruguaiana e Santana do Livramento.
Uma comissão formada por Baba Diba de Iyemonja (Porto Alegre-RS), Egbomi Cleci Temilayo de Osala (Porto Alegre-RS),  Omorisa Oiya Pade ( Mostardas-RS), Babá Ipacio Abinbade de Bará (Passo Fundo-RS), Nanci Adeniké de Osun (Artigas – Uruguai), representando a RENAFRO-SAÚDE-RS rumou para a fronteira à 600 km de Porto Alegre com o objetivo de estabelecer contatos com a Secretaria Municipal de Saúde das Cidades e das coordenadorias de DST-AIDS, e buscar apoio para a capacitação em Saúde, Direitos Humanos e Protagonismo Social pela Renafro-saúde-RS para Pais e Mães de Santo, Filhos de Santo, gestores e trabalhadores em saúde e educação.

Santana do Livramento

Secretaria da Saúde de Santana do Livramento

A primeira cidade visitada pela comissão foi Santana do Livramento. A comissão foi recebida na secretaria Municipal da Saúde pela enfermeira Cláudia Rubin que representou o Secrátario de Saúde da Cidade, o Sr Jefferson Olea Homrich. O mesmo se encontrava em reunião no momento da visita.
Cláudia ouviu atentamente a explanação do Coordenador da Renafro-Saude-RS Baba Diba de Iyemonja a cerca do grande número de Terreiros e população negra em Santana do Livramento e da necessidade de estar capacitando lideranças de terreiros e movimento negro para o exercício do controle social. Ao abordar a Política Nacional de Saúde da população negra Baba Diba surpreendeu-SE ao tomar conhecimento que a secretaria da Saúde desconhece a Politica e não tem um núcleo específico e nem GT para este assunto. Segundo Cláudia, todos são iguais. Baba Diba explicou para Claudia Rubin que um dos encaminhamentos da capacitação é propor a constituição de um comitê técnico de saúde da população Negra a fim de provocar a Politica além de estabelecer um núcleo da Renafro-Saúde na Cidade. Cláudia, em nome do secretario sinalizou com apoio para que ainda em julho de 2012 possa ocorrer a capacitação na Cidade e sugeriu a parceria da Secretaria da Mulher o que foi bem recebido pela comissão já que a SPM através da secretária Márcia Santana já é Parceira da Renafro-Saúde-Rs para esta ação.

      Foto: Enfermeira Claudia Rubin Recebe Comissão da RENAFRO-SAUDE-RS na Secretaria da Saúde de Santana do Livramento RS

Coordenadoria de DST-AIDS – Santana do Livramento

Em seguida a comissão se dirigiu para a Coordenadoria de DST-AIDS do Município onde foi recebida pelos coordenadores Felipe e Vainer que com muito entusiasmo receberam o projeto e colocaram a coordenadoria à disposição para a Capacitação entendendo que a Pandemia de DST-AIDS, Tuberculose e Hepatite virais têm cor e que é preciso uma ação que atinja esta população. Felipe e Vainer já haviam participado o Seminário Religiões e AIDS promovido pela Secretaria Estadual da Saúde – DST AIDS no qual a RENAFRO-SAUDE foi parceira.

     FOTO: Felipe e Vainer da Coordenadoria de DST-AIDS recebem a Comissão da RENAFRO-SAUDE-RS

Terreiros de Santana do Livramento

Após as Visitas à gestão de saúde, a Comissão conduzida pela Egbomi Carmem de Bará que indicou Cinco Terreiros a serem visitados, encaminhou-se para as visitas, já que o objetivo da capacitação é lideranças de Terreiros. Os Terreiros indicados foram de Mãe Jaque de Oiyá de Rivera, Mãe Carmem de Bará, Pai Josué de Ogun, Mãe Shola, Alabe Ivonir. Por conta do tempo foi possível visitar apenas dois Terreiros.

   FOTO: Egbomi Carmem de Bará recepciona a Comissão da Renafro-saúde-RS de fronte a secretaria Municipal da Saúde de Santana do Livramento

Mãe Carmem do Bará, Iyalorisa do primeiro terreiro visitado, acolheu a comissão com muito carinho e Àse. Recebeu com muita simpatia a proposta da Renafro-Saude e colocou-se a disposição para compor a Rede, mobilizar e contribuir no que for necessário colocando também seu Terreiro à disposição para hospedagem solidária se necessário for. Mãe Carmem possui filhos de Santo em todo o estado do RS, inclusive na Argentina e Uruguai e nos convidou para capacitar na Cidade de São Gabriel.

    FOTO: Iyalorisa Carmem de Bará (4ª da esquerda para direita) acolhe a comissão no seu Terreiro.

O Segundo terreiro visitado, foi o Terreiro de Pai Josué de Ogun, que recebeu a comissão fazendo uma belíssima saudação à Bará e em seguida conduzindo ao barracão onde acontecem as festas publicas e onde exerce com maestria seu oficio de Babalorisa. Também possui filhos por toda a Cidade e fora dela, e entende que o terreiro é um espaço politico com potencial, onde seus frequentadores devem reivindicar seus direitos e fazer com que a leis sejam cumpridas. Pai Josué, colocou-se a disposição para compor a Rede contribuir para o evento de capacitação na divulgação e para garantir um numero de lideranças de Terreiro na mesma.
    FOTO: Pai Josué de Ogun acolhe a Comissão da RENAFRO-SAÚDE-RS no seu terreiro

Após as visitas a Comissão levou Egbomi Carmem Bará na porta de sua casa, nada mais merecido, já que aos 72 anos de Idade teve a disposição de Esù para conduzir as visitações de forma incansável sempre muito bem humorada.

Uruguaiana

Secretária Municipal da Saúde de Uruguaiana

Uruguaiana foi a segunda Cidade visitada pela comissão da Renafro-Saúde-RS. Esta Cidade também possui um grande numero de Terreiros e de População Negra e faz Fronteira com Uruguai e Argentina. Ao chegar à Secretaria da Saúde do Município, a  comissão foi conduzida ao gabinete do Secretário. Era uma movimentação grande, muito entra e saí, e todos à procura de uma mesma figura, senhor Diego. Isto demonstrou-nos que é uma gestão de portas abertas. Após longa espera, de em torno de uma hora, o próprio Secretário de Saúde da Cidade Sr. Diego Xavier Roque fez questão de receber a Comissão.

Após ouvir a explanação do Coordenador da Rede Baba Diba de Iyemonja, secretário de Saúde da Cidade mostrou-se muito receptivo ao projeto da Rede, porém solicitou uma proposta por escrito a ser apresentada ao Prefeito da Cidade a fim de conseguir apoio para a execução do mesmo. Ao ser questionado sobre a Política Nacional de Saúde da População Negra, o secretário disse ainda não existir um núcleo e nem um GT para tratar da política e justificou ter assumido recentemente o cargo e desconhecer dados estatísticos de população negra e Terreiro em sua Cidade. Admitiu não existir ações com recorte racial e nos convidou para participar de um Curso de formação para agentes comunitários de saúde compreendendo a importância da especificidade do tema terreiros e população negra. Estaremos na próxima semana encaminhando mini Projeto ao secretario a fim tecer nossa rede em mais uma Cidade do Município. Um aperto de mão e um abraço afetuoso selou o compromisso da Secretaria de saúde de Uruguaiana com a Renafro-Saúde-RS.
    FOTO: Secretário Municipal de Saúde de Uruguaiana Sr. Diego Xavier Roque, recebe a comissão da RENAFRO-SAUDE-RS

Coordenadoria de DST-AIDS – Uruguaiana

A Coordenadoria de DST-AIDS localiza-se no mesmo Prédio da secretaria da Saúde. Após a visita ao Secretário, a Comissão dirigiu-se a ela, onde foi acolhida pelas representantes da Coordenadora Maria Aparecida Bofil, as Enfermeiras Silvia e Alexandra Correa. Com muita simpatia as Enfermeiras trocaram informações com o Coordenador da Rede Baba Diba de Iyemonja e reconheceram a relevância do tema e da ação. Como em seu relato, Baba Diba disse que encaminhara um pequeno projeto ao Secretário, elas sugeriram acompanhar o processo para ver o que será garantido para viabilizar a ação da Rede na Cidade, para que elas busquem o que faltar. As coordenadoras mostraram não conhecer ações dos Terreiros no que diz respeito a Saúde e Prevenção, porém demonstraram muito interesse em se integrar no projeto fortalecendo a luta pela erradicação do HIV já que independendo de onde venha, não se pode rejeitar agentes que se predispõem a se engajar nesta luta. Trocas de contatos estabelecidas e selados os compromissos, a visita foi encerrada.
    FOTO: Enfermeiras Silvia e Alexandra Correa Coordenadoria de DST-AIDS de Uruguaiana, receberam a Comissão da RENAFRO-SAÚDE-RS

Terreiros de Uruguaiana

Desta vez o anfitrião foi Senhor Paulo Espindola – Presidente da Sociedade Beneficente, recreativa e cultural União Filhos do Trabalho, que conduziu as visitações aos Terreiros de Uruguaiana. À Princípio, a Indicação foi para Três Terreiros: Pai Catito de Iyemonja Bomi, Pai Cláudio de Xango Aganju (Churrasco) e Mãe Cira de Bará, porém foi possível visitar apenas dois, já que Pai Catito não se encontrava na Cidade.

O primeiro Terreiro visitado foi de Pai Claudio de Aganju do Centro Uruguaianense de Religião Afro do Mercosul – CURAM . Pai Cláudio com muita simplicidade e eloquência acolheu a Comissão. Demonstrou sua preocupação com a hegemonia das Federações de Uruguaiana e as poucas ações em torno das causas dos Terreiros desde a Informação e formação, até a própria defesa quanto a intolerância Religiosa e a falta de ações sociais a partir dos terreiros bem como respaldo do poder público. No entendimento dele a RENAFRO-SAUDE-RS é uma Rede que vem fortalecer a luta de terreiros atingindo todos estes vieses e colocou-se a inteira disposição para mobilizar e estar nesta capacitação e contribuir para que a Rede seja tecida na Cidade.
    FOTO: Babalorisa Claudio de Sango Aganju recebeu a Comissão da RENAFRO-SAÚDE-RS no seu Terreiro.

O Segundo Terreiro visitado foi o de Mãe Cira de Bará.  Iyalorisa Cira de Bara Possui seu Terreiro no Bairro Nova Esperança a mais de 30 anos o conduz com muita responsabilidade e se emociona ao dizer que é preciso uma ação como esta da Renafro-Saúde-RS na Cidade de Uruguaiana onde o Povo do Terreiro está muito desunido, na avaliação dela. Mãe Cira constata que nos Terreiros se produz muita Saúde e curas, e onde se enfrenta as doenças de frente, inclusive travando combate com a própria morte, e em muitas vezes se vence, e estas ações ficam na invisibilidade, enfatiza ela. Faz questão de estar na capacitação e socializou com a comissão seus contatos de terreiros para que se possa estar convidando. Após ser abençoada por Mãe Cira, a comissão seguiu sua caminhada.
    FOTO: Iyalorisa Cira de Bará com muita simpatia recebeu a Comissão da RENAFRO-SAÚDE-RS em seu Terreiro.

O ultimo local visitado, foi a Casa São Jorge Xango, uma importante Flora (espaço que comercializa artigos utilizados nos terreiros) da Cidade de Uruguaiana localizada na Rua Bento Martins, 2979. A Proprietária da Loja ficou muito surpresa ao ver os membros da comissão devidamente paramentados com as indumentárias de Matriz Africana e disse nunca ter presenciado uma liderança deste seguimento assumir esta identidade publicamente na Cidade. Elogiou ação, e Colocou o estabelecimento à disposição para divulgar a o evento da Renafro e inclusive campanhas de prevenção, assim como a intenção de participar da capacitação e compor a Rede.

Desta forma encerrou a Visita pré-capacitação em Saúde, direitos humanos e protagonismo social para lideranças de terreiros, considerando que os resultados foram positivos e com o compromisso de retornar um dia antes do evento e promover visitações nos demais terreiros para sensibilização para o controle social através do trabalho em rede.

RENAFRO-SAÚDE-RSRede Nacional de Religião Afro brasileiras e Saúde – núcleo RS