Páginas

21 de dez. de 2011

No último dia 13 de dezembro de 2011, nos turnos manhã e tarde, na EMEF João Carlos de Vilagran Cabrita, rua: Castro Alves nº 220, Bairro Maringá, um Seminário denominado Capacitação em Saúde, Direitos Humanos e Protagonismo Social de Lideranças Religiosas, realizado pela RENAFROSAÚDE (Rede Nacional de Religiões Afro-brasileira e Saúde), em parceria com Espaço da Diversidade/SMED, ONG Cassangue e Fuxico de Terreiro- Ylê Araxá de Olokun.
O Curso teve o objetivo de Capacitar lideranças religiosas ou não, educadores de Alvorada e adjacências, para atuarem como facilitadores junto de membros de suas comunidades escolares, em consonância com o poder público, no controle social, contra a Intolerância Religiosa, Racismo Institucional e garantia de direitos, combatendo as desigualdades no serviço público e questões afins dos Religiosos de Matriz Africana, assim como para poder atuar nos Conselhos, Comitês, Fóruns a partir do que rege a Declaração de Direitos Humanos, o Estatuto da Igualdade Racial e o Programa Nacional Contra a Intolerância Religiosa e o Plano Nacional de atenção integral à saúde da população negra.
A mesa de abertura foi composta pela Sr.ª Janice Nunes, representando a Secretária Municipal de Educação Prof.ª Maria de Lourdes Santos da Silva; Sr.ª Herta Coutinho, representando o Conselho Municipal de Saúde; o Srº Secretário Municipal de Saúde, Isaac Batista, representando a Secretária Municipal de Saúde e o Srº Prefeito Municipal João Carlos Brum; a Yalorixá Sandrali de Oxum, representando a RENAFROSAÚDE-RS; a yalorixá Claudete de Sapatá, representando a Fuxico de Terreiro- Ylê Araxá de Olokun e a Yaô Carla de Xangô, representando a ONG Cassangue.
As falas dos representantes das secretarias de educação e saúde e Conselho Municipal de Saúde foram de incentivo para estas capacitações, pois entendem a importância da temática. Comprometeram-se a viabilizar ações no sentido da implementação das políticas públicas para o povo negro.
Destacamos a fala do Secretário Isaac Batista: “Aprendi a conviver com a raça negra a que tenho grande apreço. Tenho dois filhos afrodescendentes, sou evangélico por convicção, mas respeito à liberdade de cultos. Todos têm direito de escolher se Deus. Aprendi a exercitar as políticas públicas para o povo negro, através da Anemia Falciforme. Fico feliz de estar aqui representando a secretaria e o Sr. Prefeito e dizer que a saúde está de portas abertas para os membros do GT da Saúde da População Negra. Aproveito para dizer que estamos assumindo também o compromisso com a população de terreiro”. O Sr. Secretário foi ovacionado e chamado carinhosamente de “Pai do SUS do município de Alvorada”.
A formação dos assentos dos participantes respeitou o princípio da circularidade Africana.
O evento contou com a participação de diversas lideranças religiosas, como o pai Kratos de Ogum, Pai Zeca de Xangô, Pai Jorge de Iemanjá, Pai Aldori de Xangô, Mãe Nair de Oxum, Mãe Renilda de Oxum, Mãe Regina de Obá entre outros religiosos.
Também se fizeram presentes, o Diretor do Espaço da Diversidade/SMED, Profº Bruno Zarzana Lopes, articulador do evento, juntamente com Lena Mara Oliveira de Oliveira e Maira Silva dos Santos. Do setor Pedagógico da Secretária, estiveram presentes a assessoria pedagógica, com a Profª Rosane Rezende Cazuza e Neusa Neto.
A atividade contou com debates acirrados, porém muito proveitosos. O Baba Diba de Yemanjá, representante da RENAFROSAÚDE-RS, convidou as lideranças religiosas presentes para constituírem um grupo de trabalho da RENAFRO em Alvorada, devido à importância do município em número de religiosos e casas, bem como a participação atuante em que tem dentro do movimento negro, aliás, um histórico de luta, que se confunde com a história de nossa própria cidade, como principal proposta de trabalho para 2012.
CLICA AQUI e veja as fotos
texto de BRUNO ZARZANA LOPES