Páginas

27 de jul. de 2011

II Encontro Nacional de Mullheres de Axé

II Encontro Nacional de Mullheres de Axé
Dias 17 e 18 de junho de 2011.
RELATÓRIO DE NINA FOLA
Secretária da RENAFROSAÚDE RS

Mais uma vez, pude ter o privilégio de participar de um encontro de Mulheres de Axé representando o Núcleo RS da RENAFRO-SAUDE como Secretária Executiva do mesmo. Cada encontro se constitui como espaço de formação, de trocas e promoção de saúde, já que também tem o cunho de reunir várias tradições de Matriz Africana do Brasil. Desta vez foi o II Encontro Nacional em João Pessoa na Paraíba.


Atravessei o Brasil para me encontrar com maravilhosas mulheres de todo o país (RR, RO, PA, PE, PI, CE, MS, SP, RJ, PR, BA, MA e eu do RS) que, pela incansável liderança nas suas comunidades-terreiros, desempenham o papel de promotoras de saúde e de cidadania para todos que à elas se liguem.

Tinha mais de 100 participantes, entre homens e mulheres, estas últimas em maioria, claro.
A participação da gestão pública é sempre imprescindível para que se alcance os objetivos do evento. Estiveram presentes as seguintes Secretarias e Ministérios:
Ministério da Saúde (HIV/AIDS, SGEP-DAGEP), Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres Federal, Estadual e Municipal, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Planejamento (Representando o prefeito), além da UNFPA – Fundo das Populações Marginalizadas da ONU e o Conselho Nacional de Saúde.

O evento teve uma programação que visou instruir as mulheres da Paraíba e todas as que estavam presentes sobre questões como Racismo, Direitos Reprodutivos, Meio Ambiente, HIV/AIDS e Saúde da População Negra e fortalecê-las para o Controle Social de Políticas Públicas em Saúde para a Mulher Negra e População Negra em Geral.

Constantemente fomos mobilizadas à participar efetivamente das Conferências Nacionais (15 ao todo) programadas para este ano, em especial para a Conferência da Saúde.

Concluímos que nossas frentes de trabalhos são infindas, mas que a Orixalidade está sempre nos olhando e encaminhando aquilo que podemos fazer e que é realmente para as pessoas de axé.
Os momentos de descontração foram de extrema emoção para nós mulheres empoderadas e de axé, presentes no Encontro Nacional. Cantamos nos intervalos para os orixás, para Jurema, para caboclos e também muita música popular.

A entrega do presente foi de forma tranquila e linda, no mar calmo e quente de João Pessoa.
Foi formalizada a constituição do Fórum Estadual de Matriz Africana na Paraíba, espaço que reivindicações das mulheres de axé da Paraíba e também para manter a mobilização e a busca pelos direitos. Também foi sugerida a criação do grupo da 3ª idade na Rede, onde se debateria a importância dos mais velhos neste processo de terreiro.

Por fim, o encontro, que tinha como meta encaminhar uma agenda de reivindicações que o Secretário geral da Rede demandou para entregar em alguns Ministérios onde ele tem pauta, finalizou sem a possibilidade de fechar esta demanda. Então foi demandado que cada Núcleo Estadual voltasse para seu espaço e pudesse elencar algumas reivindicações para compôr a agenda nacional de proposta do evento, que seria organizada pelo Fórum da Paraíba.

Então, coube a mim, brevemente discutir com a coordenação estadual do RS, que domina com certeza as reivindicações estaduais de nível federal e encaminhar até dia 24 de junho para a coordenação de Iyá Lúcia Omindewá da Paraíba onde será organizada e entregue para a secretaria executiva da Rede Nacional.


A integração, a autoestima, o contato direto com o mar e a alegria de podermos nos ver sempre lindas e empoderadas, veio comigo na bagagem, junto com a força de continuar a batalha para que a nossa ação seja à cada dia mais forte e mais presente no cotidiano da população.

Asé e até o próximo encontro!

Nina Fola – Egbomi do Ile Àse Iyemonja Omi Olodo
Secretária Executiva do Núcleo RS da RENAFROSAÚDE