Páginas

10 de jun. de 2010

QUEM SOMOS




A Rede foi criada em março de 2003, durante o “II Seminário Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, em São Luis-MA. Trata-se de um dispositivo de articulação da sociedade civil que envolve vivenciadores de tradições religiosas afro-brasileiras, gestores e profissionais de saúde, integrantes de organizações não-governamentais, lideranças do movimento negro e pesquisadores.

Núcleo-RS
O Núcleo-RS foi constituído em 5 de outubro de 2007, em ocasião da oficina de capacitação “Tecendo Redes: a promoção de da saúde nos terreiros”, em Porto Alegre-RS. Com o intuito de dar continuidade às suas atividades de capacitação, em dezembro do mesmo ano, promoveu o curso “Culturas de Matriz Africana Tecendo Redes na Atenção Integral à Saúde e na Participação Popular no SUS”.
Preocupado com os índices de HIV/AIDS no Estado, em especial, da população negra e de terreiro, em 2008, o núcleo voltou o seu olhar para as discussões relacionadas a esse tema, promovendo assim, o seminário “Atualização em DST/HIV/AIDS e Controle Social de Políticas Públicas em Saúde pelos Terreiros”.
Em 2009, atuou no sentido de fomentar a discussão sobre saúde e terreiros na grande Porto Alegre e interior do Estado, por meio de palestras e oficinas pontuais.
A necessidade de fomentar a Rede no Estado, de dar visibilidade aos saberes tradicionais dos terreiros, de levantar as ações de prevenção e promoção de saúde realizada pelos terreiros e de propor a construção de estratégias de interlocução entre terreiros e SUS, levou a construção deste “I Seminário Estadual da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde Núcleo-RS: a produção de saúde e o combate ao HIV/AIDS pelo terreiros”, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.